Chamada de trabalhos

Data Limite para envio

14 de julho de 2019

Divulgação no site dos trabalhos aprovados

31 de julho de 2019

Acesse nosso sistema para submissão de trabalhos (Não está liberado)

Normas e Prazos

Natureza dos trabalhos

Os trabalhos deverão representar uma contribuição ao desenvolvimento da Neurologia. Serão rejeitadas as compilações, transcrições ou traduções, assim como serão recusadas reproduções ou adaptações de outros trabalhos apresentados em congressos anteriores e trabalhos que traduzam promoção comercial de determinada marca ou empresa.

Somente serão selecionados trabalhos que versem sobre temas vinculados a área de pesquisa e desenvolvimento científico da Neurologia e deverão ser apresentados apenas no idioma português.

Habilitação dos proponentes

Para submissão de trabalhos é necessário que um dos autores esteja inscrito no congresso. Cada participante inscrito poderá submeter até dez trabalhos. O mesmo direito se estende aos convidados especiais e membros honorários.

Qualquer membro das Comissões Organizadora ou Científica do 17º Congresso Mineiro de Neurologia, inclusive Comissão Julgadora, poderá encaminhar trabalhos, sendo-lhe, todavia, vedadas quaisquer premiações.

Envio de resumos dos trabalhos e estruturação

O resumo do trabalho deverá ser enviado em um único arquivo sem nenhuma identificação de autoria e exclusivamente através do local apropriado na página oficial do evento na internet. Não serão aceitos arquivos anexados.

A identificação do autor e autores será feita apenas na própria página da internet no momento do envio do resumo e conforme as instruções contidas no site.

Os trabalhos serão endereçados para uma área restrita da página oficial do evento, de acesso exclusivo da Comissão Científica, na figura dos Coordenadores Técnicos.

A fim de preservar a isenção do julgamento, será desconsiderado o resumo que contiver identificação de autoria.

Os resumos de trabalhos originais deverão conter: introdução, objetivo, método, resultado e conclusão. Os resumos de relatos de caso deverão abordar: objetivo, relato do caso e conclusão. Resumos que não atenderem às normas de formatação e limite de caracteres serão, sumariamente, eliminados.

O trabalho deverá conter TODOS os itens a seguir apresentados, sem exceção:

  • Título: até 150 caracteres
  • Introdução, objetivo, metodologia, resultados e conclusão: até 1500 caracteres sem contar espaçamento.
  • Para Relato de Caso – objetivo, relato do caso e conclusão: até 1500 caracteres sem contar espaçamento.

Instruções para a preparação e submissão de resumos de trabalhos para apresentação no 16º Congresso Mineiro de Neurologia

Resumo.Este documento apresenta instruções para a preparação de resumo de trabalho para o 16º Congresso Mineiro de Neurologia. O texto deste arquivo já está formatado segundo as normas do evento, é só digitar o resumo do seu trabalho. Por favor, lembre-se das seguintes diretrizes: a) neste campo, prepare um resumo com um máximo de 200 palavras em itálico ou até 1.500 caracteres sem contar espaçamentos; b) digite o corpo de todo o trabalho em uma única coluna; c) configuração da página em formato A4 (21 x 29,7 cm), margem superior de 3,5cm e demais margens de 2,5cm (não inclua molduras ou números de página); d) use a fonte Times New Roman 12 pt em todo o documento; e) sempre use espaçamento simples e alinhamento justificado; f) as figuras e fotografias incluídas no trabalho devem ser de boa qualidade; g) todos os símbolos devem ser definidos, conforme apareçam no texto; h) recomenda-se a utilização do Sistema Internacional de Unidades (SI); i)o trabalho não pode conter nomes comerciais de produtos ou também propaganda comercial.

Palavras-chave: Primeira palavra, Segunda palavra, Terceira palavra (máximo de 5)

Da remessa dos trabalhos e prazos

Os trabalhos deverão ser enviados no prazo máximo até o dia 14 de julho de 2019.

No dia 31 de julho de 2019, serão divulgados na página oficial do 17º Congresso Mineiro de Neurologia a relação dos trabalhos aprovados, os autores dos trabalhos selecionados serão comunicados sobre a forma de apresentação dos mesmos no Congresso: Oral ou Pôster

Procedimentos de julgamento dos trabalhos científicos

A Comissão Científica, na figura dos Coordenadores Técnicos, exercendo a função de distribuidor, acessará página restrita da internet, com abertura protegida por senha de seu exclusivo conhecimento, para distribuição dos trabalhos recebidos aos julgadores.

Cada trabalho será distribuído aos julgadores, conforme procedimento interno da Comissão Científica, sem que haja possibilidade de troca de informações entre os mesmos.

Esta página conterá, para cada trabalho, o seu código específico, área e classificação e mais nenhum dado que possibilite a identificação do trabalho ou do seu autor ou autores.

O prazo máximo de distribuição dos trabalhos para os julgadores se encerrará no dia 14 de julho de 2019.

O resumo do trabalho deverá receber notas de 01 (hum) a 10 (dez) para cada um dos atributos definidos neste regulamento, as quais formarão a sua nota média.

Os critérios de julgamento dos trabalhos são:

  1. Originalidade
  2. Inovação
  3. Conteúdo técnico
  4. Relevância do tema
  5. Qualidade
  6. Conhecimento científico gerado

Da apresentação dos trabalhos

Tendo o trabalho sido selecionado, o mesmo deverá ser apresentado por pelo menos um dos autores, a fim de se submeter à premiação.

O(s) autor(es) do trabalho selecionado deverá(ão) fazer a apresentação oral (tema livre) ou apresentação do pôster, no local e horários estabelecidos pela Comissão Organizadora durante o Congresso.

Caso o autor não possa comparecer ao Congresso, um dos coautores deverá efetuar sua inscrição no evento para apresentação do trabalho. Não será reembolsada a inscrição do autor (primeiro autor) do trabalho científico, caso o mesmo venha declinar da apresentação.

Trabalhos não apresentados no dia selecionado não serão, em hipótese alguma, remanejados para outra data, esses não receberão certificado.

Da premiação

Por ocasião do encerramento do 17º Congresso Mineiro de Neurologia será entregue certificado aos 03 melhores trabalhos apresentados como tema livre e pôster, será conferida o Prêmio Professor Ronaldo Urias Mendonça, e respectivo certificado, ao melhor trabalho tema livre e pôster.

Os trabalhos premiados serão anunciados na Plenária de Encerramento do Congresso, quando os autores receberão o laurel.

Da retirada de trabalhos

A Comissão Organizadora, ouvida a Comissão Científica, poderá retirar do evento qualquer trabalho que venha a conturbar o bom andamento do 17º Congresso Mineiro de Neurologia.

Dos direitos de reprodução

Ao enviar um trabalho ao 17º Congresso Mineiro de Neurologia, os respectivos autores estarão concedendo à Sociedade Mineira de Neurologia, automaticamente, os direitos de reprodução dos mesmos, independentemente da adoção de qualquer formalidade. A referida concessão isentará de qualquer remuneração ou indenização conferida ao(s) autor(es) e será válida para qualquer publicação vinculada à associação, impressa ou eletrônica, durante ou após o congresso, sendo sempre obrigatória a divulgação do(s) nome(s) do(s) autor(es) e coautor(es).

Normas de apresentação – Temas Livres

A apresentação deverá ser realizada com projeção utilizando power point. Será permitida a inserção da logomarca da instituição.

As seções de trabalhos orais serão agrupadas por temas, cabendo a cada apresentador 08 minutos para exposição e 02 minutos, ao final da apresentação, abertos para perguntas e debates.

Normas de apresentação – Pôsters

O autor do pôster ou um dos coautores deverá estar presente, para a discussão dos pôsteres, em horário previamente determinado pela Comissão Científica. Somente receberão certificados de participação os trabalhos discutidos. Os pôsteres deverão ter as seguintes dimensões: 90 cm de largura x 100 cm de altura. O título do trabalho deverá ser escrito de forma que fique visível a 02 metros de distância, seguido dos nomes dos autores e de suas respectivas instituições. Os pôsteres deverão conter os seguintes itens: introdução, objetivo, material e métodos, resultados, discussão/conclusões e referências bibliográficas, para os trabalhos originais e, objetivo, relato do caso, conclusão e referências bibliográficas para os relatos de casos. No pôster poderá ser incluído, se for desejo dos autores, endereço para contato, agradecimentos e, quando houver, a fonte de financiamento do trabalho.

  • Instalação do trabalho: De responsabilidade do autor e conforme grade de apresentação.
  • Retirada do trabalho: De responsabilidade do autor e conforme grade de apresentação. Dia 16 de agosto de 2019 – até às 18h. Os trabalhos que não forem retirados até o horário serão encaminhados para reciclagem.